quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MASS EFFECT


Bioware arrasou com esse jogo. Mass Effect vem com a historia do comandante Shepard, que a bordo da Normandy, uma nave que carrega o supra sumo da tecnologia do futuro, precisa cruzar o espaço atrás do malvadão do jogo. O contexto para essa corrida é um universo onde a humanidade luta para ser aceita pelos outros povos da galaxia, que nos consideram inferiores e imaturos.
Serei sincero, pra mim o melhor jogo que eu já joguei para o xbox 360, pois tem os itens que mais me agradam: liberdade para ir a objetivos na sequencia que vc desejar, liberdade para solucionar os desafios da maneira mais conveniente, armaduras que quando vc utiliza aparecem diferentes no personagem, trilha sonora maravilhosa (pra quem gosta do filme Blade Runner, assim como eu), o rosto do personagem altamente customizavel e por ai vai.
Começaremos pelo começo então, onde o jogo mostra seu lado RPG. Logo de cara, é como se abrissemos o painel do computador e acontecece o loading do perfil do comandante. Nessa hora você vai escolher o primeiro nome (não interessa muito, sempre lhe chamarão pelo sobrenome que nunca muda), a classe militar que pertence e assim o torna habilitado para cada tipo de arma ( pistola, metralhadora, rifle sniper ou shotgun, tudo a laser), logo depois vem uma das partes mais criativas, a escolha do passado, se ele era orfão na Terra, ou morava em uma colonia em outro planeta, ou até mesmo se viveu toda a vida em espaçonaves. Essa escolha se mostra muito interessante, pois durante todo o jogo algumas pessoas farão referencia ao seu passado e tratarão você com base nisto.
Bom, depois desse login no inicio do jogo, você tem oportunidade de andar pelos corredores da Normandy, e falar com alguns tripulantes. E vai ficando mais interessante, porque em todas as conversações, existem opções de perguntas e respostas que abrem novas opções e assim por diante.
Chegando no solo, o jogo mostra mais uma qualidade: é um bom shooter em terceira pessoa, o que tira aquela sonolencioa que alguns RPG's tem.
É um pouco dificil falar sem estragar as surpresas, mas acredite, Mass Effect só tem ótimas surpresas.

Eu diria:

RPG/Tiro em terceira pessoa

PERSONAGEM/JOGADOR: O Shepard tá com tudo, como você cria o perfil e edita a vontade a aparencia do personagem, fica muito fácil a empatia pelo cara. O lance de mudar as armaduras contribuem também, assim como o fato de você poder dar as respostas que achar ideal para cada situação. ............10

DESAFIO/INIMIGOS: O jogo possui um sistema interessante, aonde o nivel de dificuldade dos inimigos se adaptam ao nivel do seu personagem, ah, mas tambem tem para os mais hardcore. Vale a estrategia do Gears, esconda-se e atire. Chefões bem variados, e sempre com um porquê, não são daqueles caras tipo "sou mal porque sim". Alguns quebra-cabeças bem interessantes, e muitas, mas muitas sidequests que as vezes se interligam, as vezes não. Vale a pena citar que pra quem gosta de caçar colecionáveis, o jogo dispõe deles em quantidades homéricas. ............9

AMBIENTES/CENÁRIOS: Os graficos são exelentes, a movimentação dos elementos do cenário convencem, os sons tambem. Algo que me chamou a atenção foi a solução criativa para diminuir a impressão do longo tempo de loading do jogo: quando você vai para um novo cenário que precisa ser carregado, geralmente pega um elevador, e enquanto você está dentro do elevador ouvindo o noticiario sobre suas proezas, o jogo vai loadeando. Mais outro ponto de qualidade neste jogo: uma quantidade enorme de planetas a serem explorados, em qualquer sequência, juntamente com a variedade de opções de resposta, por exemplo, ao chegar em um determinado lugar de algumas sidequests, você encontra um sequestrador e seus reféns, você pode negociar, apelando para que ele solte suas vítimas, você pode ameaça-lo caso não as liberte ou simplesmente olhar para os companheiros NPC's e dizer: Fogo! ............9

RECOMPENSA: Como não podia deixar de ser, em todo RPG, vc vai recebendo pontos de xp, a cada inimigo vencido, mesmo os mais fracos, e em containers, e caixas pode encontrar itens uteis, como armas e acessorios para armaduras por exemplo. Quanto mais pontos você vai fazendo, você pode habilitar novas habilidades para o personagem,como carisma para novas opções de diálogo, ou eletronica, para hackear computadores e assim vai. Muito recompensador é ouvir um blábláblá de vilãozinho e depois responder: Dane-se, vou atirar. ............9


TOTAL ............9,25

Para ser sincero só faltava mesmo ter a opção portugues como em Halo 3, porque quem não estiver com o ingles afiado, vai precisar de um dicionáriozinho pra aproveitar toda a complexibilidade do enredo. Quem sabe na continuação dele não tenha? Mesmo assim esse tem que ter prioridade na hora de comprar.




Foto do gameplay

Um comentário: